Experiência missionária dos frades da teologia na Amazônia

01 Fevereiro 2017 Escrito por  OFMConv-notícias

Desde o ano de 2005 a família franciscana conventual está presente no estado do Amazonas. Com a chegada do Bispo Emérito de Luziânia, Dom Frei Agostinho, OFMConv se estabeleceu em Juruá- AM o ardor missionário dos frades franciscanos conventuais. Em 2009, os frades reunidos no Capítulo Extraordinário decidiram assumir a missão na prelazia de Tefé, assumindo duas frentes de trabalho missionário, a saber, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Juruá e a Paróquia Santo Antônio de Tefé, ambas bases de missão para realizar de barco as subidas e descidas missionárias aos povos ribeirinhos da Amazônia profunda. 

A prelazia de Tefé abrange às margens do rio Solimões, em subida para o Acre. Aí também há outros afruentes do rio, como o Juruá, que há mais de 20 anos não tinha a presença de um sacerdote que visitasse os indígenas e povos rebeirinhos. Além dessas comunidades da Prelazia, a Província Franciscana de São Maximiliano abriu duas frentes de apoio missionário em Manaus, capital do estado do Amazonas. A Casa Filial de Nossa Senhora das Mercês serve como ponto de apoio e acolhida dos missionários para entrarem na experiência missionária dos povos amazônicos. Todos os frades aí enviados realizam o Curso Missionário da realidade amazonica. 

Como todos os anos, desde 2011, dois frades do Seminário São Francisco são enviados à experiência missionária. Acolhidos em Manaus pelo Delegado para a Missão no Amazonas, Frei Flávio, seguem adiante até o ponto mais alto da missão, a cidade de Juruá. A finalidade é realizar junto a este povo simples e pobre a experiência da missão evangélica de Jesus, anunciar a boa nova do Reino de Deus. Os Freis Marcus e Maycon durante todo o mês de janeiro de 2017 aprofundaram com o povo a formação de catequistas, encontro com os jovens, pastoral vocacional, celebrações da palavra e atendimento. 

A partir deste ano de 2017 além de dois frades do pós-noviciado do Brasil outros frades da América Latina serão inseridos na experiência missionária no Amazonas. Abaixo ofertamos algumas fotos da missão. 

Mais nesta categoria:

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS