Artigos

Doar é um gesto a ser manejada com muita atenção e, como mostrou Marcel Mauss em um livro famoso, "Ensaio sobre o dom. Forma e motivo da troca nas sociedades arcaicas", o mecanismo do dom requer três ações: dar, receber (é preciso aceitar o dom) e retribuir.Doar cria uma situação de desequilíbrio entre quem doa e quem recebe, daí a necessidade de retribuir, para restabelecer o equilíbrio. Não é por acaso que a palavra gift, em inglês, significa "dom, presente" e, em alemão, significa "veneno".Portanto, até mesmo no gesto de se privar de qualquer coisa que se possui, um perigo…
Os efeitos da "desolação espiritual" estiveram no centro da homilia que o papa pronunciou na missa a que presidiu hoje, no Vaticano, durante a qual se inspirou na primeira leitura bíblica, extraída do livro de Job, despojado dos seus filhos e de todos os bens. "A desolação espiritual é uma coisa que acontece a todos nós: pode ser mais forte, mas fraca", sublinhou Francisco, referindo-se a um "estado de alma obscuro, sem esperança, desconfiado, sem vontade de viver, sem ver o fim do túnel, com muitas agitações no coração e também nas ideias". O sofrimento pode chegar ao ponto de…
Na atenção dada à atividade religiosa, na sua criatividade social própria, importa ter instrumentos que possam articular o pensamento e o imaginário religioso e as diferentes formas de mediação e materialização. Recordem-se as observações de Émile Benveniste (1969) sobre uma das etimologias, re-legere: tornar a ler, colher de novo, voltar a uma tarefa, retomar os elementos e sinais disponíveis com vista a uma reflexão. Estaremos, pois, perante um comportamento humano que procura mais certezas voltando atrás, procurando a confirmação em sinais, palavras ou textos já conhecidos. É claro que uma etimologia não é uma definição, mas pode ser uma via…
Quando penso no contributo que a experiência religiosa dá no presente e poderá dar, num futuro próximo, à cultura, ao tempo e ao modo de existência humana, penso no imenso patrimônio espiritual que nasce da amizade com os pobres. Os pobres sentam-se muitas vezes às portas das igrejas. Na realidade, eles não estão sentados à frente da porta, são eles a porta para chegar a Deus, este Deus que nos pergunta sempre: «Onde está o teu irmão?» (Génesis 4, 9). Os pobres mostram-nos Deus. Eles são testemunhas e mestres da fé na sua forma mais concreta, porque são os últimos,…
Desde o primeiro momento em que vi o seu rosto, há mais de 30 anos, percebi que Charles de Foucauld haveria de ter, de uma maneira ou de outra, grande importância para mim. Todos desejamos deixar, com o nosso pensamento e a nossa ação, uma marca neste mundo: criamos famílias, escrevemos livros, fundamos instituições... Poucos, os imprescindíveis, deixam a marca da sua passagem sobre a Terra graças à sua contemplação e à sua paixão. Charles de Foucauld foi sem dúvida um deles. Mais do que fazer, e no entanto fez muito, deixou-se fazer; mais que pensar, e pensou muitíssimo, esvaziou-se…
Página 1 de 4

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS