Notícias

Província

Província

A Província São Maximiliano M.Kolbe celebrou no dia 02 de agosto de 2023 a festa de Nossa Senhora dos Anjos. A celebração foi realizada na Casa de Formação de Nossa Senhora dos Anjos, em Santa Maria DF. Estiverem presentes frades da Província, o Ministro Provincial fr.Gilberto, os formandos do Postulantado, o Pré-noviciado, os  frades professos e as pessoas da comunidade.

A festa do Perdão de Assis- As indulgências plenárias

Está festa celebra no dia 02 de agosto, a Festa do Perdão de Assis, Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, segundo testemunhou Bartolomeu de Pisa, a origem da Indulgência da Porciúncula se deu assim: “Em uma noite linda , do ano do Senhor de 1216, Francisco estava intimamente compenetrado na oração e na contemplação estava mesmo ali na pequena ermida dedicada a Virgem Mãe de Deus, conhecida como igrejinha da Porciúncula, localizada em uma planície do Vale de Espoleto, perto de Assis, quando, de repente, a igrejinha ficou tomada de uma luz vivíssima jamais vista antes, e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, acompanhados de uma multidão de anjos. Francisco ficou em silêncio e começou a adorar o seu Senhor. Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. Francisco tomado pela graça de Deus que ama incondicionalmente, responde: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero, o pior dos pecadores, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão visitar esta Igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho, portanto, o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”. E não tardou muito, Francisco se apresentou ao Papa Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perugia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e perguntou: “Por quanto anos queres esta indulgência”? Francisco, respondeu-lhe: “Pai santo, não peço por anos, mas por almas”. E feliz, se dirigiu à porta, mas o Pontífice o reconvocou: “Francisco, não queres nenhum documento”? E Francisco respondeu-lhe: “Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”. E poucos dias mais tarde, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas: “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”

 

 

Quinta, 21 Março 2024 14:54

13 ANOS DE FALECIMENTO DE DOM AGOSTINHO

         Celebramos no dia 20 de março deste ano o aniversário de falecimento de Dom Agostinho, no qual destacamos suas obras, ação e  doação a Deus

O evangelista São João  diz duas verdades importantes no capítulo 08, que são : O permanecer, perseverar na Palavra “'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos” (Jo 8,31). E a segunda é o conhecimento da verdade, como fonte de libertação “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8,32)

        Dom Agostinho soube em sua vida guardar a Palavra, ele testemunhou essa Palavra vivendo e ensinando. Ele conheceu a verdade, dedicou-se a essa verdade, transmitindo-a a todos em sua volta, como sacerdote, como formador, como  teólogo, como Bispo e pastor,  como ministro, como  frade e irmão.

         Dom Agostinho nasceu em 1930, falecendo em 2011, com seus 81 anos de vida, estando no Brasil como missionário por 37 anos,  sendo dedicado 06 anos a Missão no Amazonas.  Umas das caraterística de Dom Agostinho era ser um homem silencioso, de espírito orante, homem de fé, zeloso pela vida Igreja. Por esse motivo, destaco alguns aspectos de sua  vida  que nos ensina  os valores religiosos:

 

01. A sua vocação

        Destaco que Dom Agostinho já com seus 14 anos em 1944, já conhecia a história de São Maximiliano, suas obras, seu martírio. Já está presente em sua adolescência este anseio pela vocação. Com 17 anos em 1947, Dom Agostinho desejou ser religioso, fez o pedido para entrar no Seminário em Niepokalanow, sendo recusado por duas vezes.

  1. Seu pedido foi recusado por não ter terminado o estudo ainda
  2. Seu pedido foi realizado em 1948, foi novamente  por ter 18 anos
  3. Ele refez novamente o pedido, foi acolhido por receberam sua carta no dia da festa de São Maximiliano 14 de agosto.

                  Dom Agostinho em sua carta de Páscoa de 2008, dirá assim sobre sua vocação:

“Escrevi para Niepokalanów para ser aceito no seminário menor. A resposta foi negativa, pois faltava-me um ano para completar o primeiro grau. No ano seguinte escrevi novamente, já com o documento. A resposta novamen te foi negativa. Desta vez o motivo seria a minha idade – havia completado 18 anos. Os cinco anos de guerra tinham interrompido meus estudos. Fui aconselhado a procurar outros seminários. Eu não admitia nem pensar em outros seminários! Escrevi uma terceira vez. A carta chegou em Niepokalanów no dia do aniversário de morte de Frei Maximiliano. Essa coincidência foi providencial. Acabei sendo aceito em regime de exceção. Tinha duas semanas para me apresentar no seminário. Aliviado, com- pareci pontualmente” (DOM AGOSTINHO – CARTA À COMUNIDADE DO JARDIM DA IMACULADA – PÁSCOA DE 2008).

      Dom Agostinho, soube persistir mesmo diante das negativas, pois tinha a clareza de sua vocação, seu chamado, ele testemunhou com coragem essa certeza vocacional.

   02) O seu estudo e Ordenação Sacerdotal

 A) Ele teve o Noviciado em 1950 e fez a sua Primeira Profissão religiosa em 1951;

  1. B) O seu estudo de Teologia ocorreu de 1955 à 1958
  2. C) Ele foi ordenado Presbítero em 1958.
  3. D) Ele fez o Doutorado em  

. Sobre a questão de sua formação e estudo ele escreveu assim em 2008:

“Os meus superiores me proporcio- naram ainda a oportunidade de aprofundar os estudos na Universidade de Lublin, coroado com o doutorado em Teologia. Nunca fui professor no seminário. Mas tive a graça de ser mestre de  noviços por sete anos” (DOM AGOSTINHO – CARTA À COMUNIDADE DO JARDIM DA IMACULADA -– PÁSCOA DE 2008).

03) O homem missionário:

                 Dom Agostinho  tanto em sua vinda ao Brasil em 1974,  como sua ida para o Amazonas em 2005, nós observamos um homem desprendido, consciente de sua missão, homem  oblativo ao Senhor. Em 1972 consciente do projeto da Missão, Dom Agostinho  escreveu a seu Ministro Provincial revelando sua disponibilidade à Missão.  Em seu pedido ele dizia : “Amadurecia em mim há muito tempo a vontade de apresentar a minha candidatura às missões. Este pensamento eu já tinha quando decidi entrar na ordem, apesar de não manifestar isso abertamente.” “Se a vontade de Deus para mim é a ceifa missionária, de boa vontade expresso agora minha prontidão para a ida à Ruanda ou qualquer outro país, segundo o critério do Ministro Provincial” (Carta ao Provincial, Frei Mario Pacsoski. 25.03.1972)

                  Em sua decisão de ir ao Amazonas, Dom Agostinho teve a sensibilidade de observar as necessidades na Evangelização no Amazonas, observando os diversos apelos a  CNBB. Ele se dispôs,  com coragem e doação a essa missão e dirá  assim numa entrevista a CNBB “Então, quando se aproximava o ponto final da minha responsabilidade pela Diocese, tomei a decisão de ir pessoalmente para a Amazônia a fim de ajudar um pouco em algum lugar necessitado” (Dom Agostinho).

 

03) Um homem de ação e obras.

 Destaco neste tópico as posturas, decisões e obras realizadas por Dom Agostinho no qual  o  revela   como um homem de grande  e importantes obras.

 O compromisso com a Missão: Ao chegar ao Brasil, enviou  cartas  as dioceses de Uruaçu, Paracatu e Januária, oferecendo os trabalhos missionários. Ao receber a resposta favorável de Dom Jose, Bispo de Uruaçu, logo se dispôs a missão, ao trabalho árdua, guardando a obediência a Igreja e o ardor missionário; 

  1. A busca pelo terreno da Imaculada- Se empenhou ardentemente desde agosto de 1975 a março de 1977, na busca do Terreno do Jardim da Imaculada.  Ao encontrar logo em   08 de dezembro  de 1977  abençoou, tornando logo  o primeiro Convento da Missão,  a sede da Missão, da Milicia da Imaculada, do Cavaleiro da Imaculada.
  2. Implantação da Revista Cavaleiro da Imaculada- Com 05 anos de sua presença no Brasil, em 1979,  já conseguiu  a  publicação do primeiro   “Cavaleiro da Imaculada”, com a primeira tiragem de 4.500 exemplares, impressos pelo sistema de mimeógrafo.
  3. Ereção da Custódia Provincial- Com dedicação de Dom Agostinho, já no nono ano da Missão no Brasil, a Missão  foi erigida a  Custódia Provincial, no dia 17 de outubro de 1983, sendo Dom Agostinho o primeiro Ministro Custodial.
  4. A benção da Pedra fundamental da  primeira Casa de Formação-  No décimo ano de sua presença ,   ocorreu a benção da Pedra Fundamental da Casa de Formação, em 14 de setembro de 1984,  no  Jardim da Imaculada. Dom Agostinho tabalhou ardorosamente pelas vocações

 Em 1989- tornou-se Primeiro Bispo da Diocese de Luziânia- Sendo escolhido   bispo da então erigida  Diocese de Luziânia, dedicou -se  15 anos (1989-2004) de sua vida ao trabalho árduo que exige uma nova a Diocese.

 Portanto, ao celebrarmos os 13 anos de falecimento de Dom Agostinho neste de 2024, rezamos a  Santa Missa colocando a intenção de sua alma. Destacamos que,   Dom Agostinho  conseguiu transmitir com seu testemunho, com sua vida  a figura de São Maximiliano,  o Santo das  duas coroas,  que se   consumiu no serviço, gastou a sua vida,  como ato de  doação, de consagração a Deus pela Imaculada. Nossa gratidão a Deus pela vida e obra de Dom Agostinho, Paz e Bem

 

Segunda, 11 Março 2024 19:02

Retiro Provincial da Região Norte

     Entre os dias 4 e 9 de março, aconteceu na Casa de Retiros Irmão Vicente Cañas, o Retiro Provincial da Região Norte. 

     O pregador foi o Padre Emílio Magro, SJ e foram dias profícuos de oração, descanso e fraternidade. Direcionados pelo pregador, os frades foram levados a compreender de forma ainda mais íntima o sentido e o valor da oração pessoal. Nossas orações pelos confrades na região do Amazonas.

 

    Hoje, 20 de março, relembramos o falecimento de Dom Frei Agostinho. Neste mesma data há exatos 13 anos, o Cavaleiro da Imaculada ia de encontro aos braços da Irmã Morte na cidade de Juruá (AM). O frade que viveu uma vida de entregas a proclamar o Evangelho de Cristo juntamente do carisma franciscano, por duas vezes foi missionário e pioneiro.

    Foi ele o primeiro frade polonês a trazer a missão franciscana em terras brasileiras e aqui continuar o sonho de São Maximiliano Maria Kolbe, fundando, além do Santuário Jardim da Imaculada, a nossa Província que é dedicada ao santo. Também foi ele quem primeiro desbravou o norte do Brasil para levar a Palavra na Missão Amazônia.

    Em nossa Província, deixou como legado a missão de sempre ir ao encontro dos mais desafortunados. Ao povo de Deus, ensinou como a graça do encontro é também o combustível da caminhada. Em muitas cidades deixou a sua marca. Em Niquelândia estão os primórdios da Província. Na Cidade Ocidental, há a revista Cavaleiro da Imaculada enviada a todo o Brasil.

    Estas marcas de Dom Frei Agostinho não são apenas físicas, mas também sensíveis. No município que outrora fora esquecido por muitos, os habitantes continuam a se lembrar do frade. Lá, ele já foi homenageado em festivais típicos e deixou guardado na memória e na devoção popular a fama de santidade.

 

    Abaixo, uma pequena linha do tempo com os principais acontecimentos da vida de Dom Agostinho.

29 de novembro de 1930 – Nasce Stefan Januszewicz, filho de Piotr e Anna Januszewicz, na cidade de Podwójponie, Polônia.
1939 – Recebe a Primeira Comunhão.
Abril de 1944 – Enviado para a Prússia oriental para trabalhos forçados.
Agosto/setembro de 1948 – entrada no Seminário Menor de Niepokalanów.
30 de agosto de 1950 – Inicia o noviciado. Recebe o nome religioso de Agostinho.
31 de agosto de 1951 – Primeira profissão dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade
4 de outubro de 1954 – Profissão solene.
3 de agosto de 1958 – Ordenação Presbiteral.
29 de setembro de 1958 – Nomeado mestre de noviciado.
11 de junho de 1966 – Recebe o título de Doutor em Teologia.
25 de março de 1972 – Faz o pedido oficial para ir para as missões.
1º de setembro de 1974 – Recebe a cruz missionária do Ministro Provincial Mariusz Paczóski.
4 de setembro de 1974 – Recebe, em Niepokalanów, dois quadros de São Maximiliano, que trouxe para o Brasil.
6 de setembro de 1974 – Saída da Polônia para a Itália.
5 de outubro de 1974 – Saída de Gênova, Itália, para o Brasil, via Espanha.
16 de outubro de 1974 – Chegada ao Brasil.
18 de janeiro de 1975 – Recebe, no Rio de Janeiro, a primeira turma de missionários: Fr. Marcos, Fr. Francisco, Fr. Eusébio e Fr. Edmundo Grabowiecki (falecido).
15 de março de 1977 – Oficializa a compra do terreno do Jardim da Imaculada.
8 de dezembro de 1977 – Bênção da primeira imagem de Nossa Senhora do Jardim da Imaculada.
Janeiro de 1979 – Lança a primeira edição da revista Cavaleiro da Imaculada.
17 de outubro de 1983 – Nomeado primeiro superior da recém-criada Custódia São Maximiliano Maria Kolbe.
maio de 1987 – Deixa o cargo de redator do Cavaleiro da imaculada.
29 de março de 1989 – Nomeado primeiro bispo da recém-criada Diocese de Luziânia.
10 de junho de 1989 – Sagração Episcopal.
15 de setembro de 2004 – Deixa o governo da Diocese de Luziânia.
11 de janeiro de 2005 – Chega à cidade de Juruá, no Amazonas, como missionário.
março de 2008 – Passa por intervenção cirúrgica em Manaus-AM, devido constatação de câncer no intestino.
maio de 2008 – Retorna a Brasília para continuar o tratamento.
Junho de 2008 – Viaja para a Polônia para celebrar o Jubileu de ordenação sacerdotal.
3 de agosto de 2008 – Jubileu de ouro de ordenação presbiteral.
setembro de 2008 – Retorno ao Brasil.
Janeiro de 2009 – Passa por nova cirurgia com complicações. Permanece hospitalizado até o mês de maio.
maio de 2008 – Recebe alta médica e fica em Anápolis, sob os cuidados de Dom Frei João Wilk.
9 de julho 2010 – Retorno para Brasília.
25 de agosto de 2010 – Manifesta por escrito seu desejo de retornar a Juruá, mesmo tendo conhecimento de seu estado de saúde.
26 de setembro de 2010 – Retorna para Juruá.
20 de março de 2011 – Falece Dom Frei Agostinho Januszewicz, na cidade de Juruá.

     Em um mundo cada vez mais interconectado, a experiência de um intercâmbio para os nossos seminaristas da Casa de Formação São Francisco de Assis, oferece não apenas a oportunidade de adquirir conhecimento no Seminário Maior, mas também a chance de imersão em uma cultura distinta e uma melhor aproximação com a Província Mãe, Imaculada Conceição de Varsóvia. Conversamos com o Frei Leonardo Tertuliano (OFMConv.), que atualmente estuda no Seminário Maior, sobre a importância de um intercâmbio entre a cultura polonesa e a brasileira em um Seminário internacional e ele elencou os seguintes aspectos como principais vantagens de sua experiência:

  • Aprender polonês principalmente, e possibilidade de inglês ou italiano;
  • Uma universidade com reconhecimento e estudo de boa qualidade;
  • A troca de experiência cultural que envolve tradições, alimentação;
  • Compreender que a vocação franciscana pode ser vivida em diferentes realidades;
  • Especialmente nos 50 anos da Província a possibilidade de fazer memória da missão que os poloneses fizeram ao vivem ao Brasil, e como é importante cultivar laços que nos unem.

     No dia 26 de fevereiro (segunda-feira) aconteceu a Aula magna do Instituto São Boaventura (ISB). O corpo docente e discente, o povo de Deus e os amigos do ISB celebraram a abertura do Ano Acadêmico na Basílica São Francisco de Assis, às 19h. A celebração foi presidida pelo secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers. Concelebraram Frei Vitor Moura, Frei Casimiro, Frei Beneval e o reitor do ISB, Frei Mayko Ataliba.

     Ao findar a celebração da Eucaristia, os interessados, a saber, professores, alunos, colaboradores, formadores dos Franciscanos Conventuais e os amigos do Instituto se dirigiram ao auditório do ISB para a aula inaugural. A referida aula foi ministrada pelo Dom Ricardo. O tema proposto para essa aula foi: “Fraternidade e Amizade Social – ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’”.

     Após uma breve acolhida dos presentes proferida pelo reitor, Dom Ricardo iniciou sua aula refletindo os elementos que circundam o tema da Campanha da Fraternidade desse ano. Na sua abordagem apresentou elementos como o exercício da alteridade, desafios da Igreja ad Intra e ad Extra e se atentou fundamentalmente no documento Fratelli Tutti do Papa Francisco.

     Ao findar o seu discurso e após uma boa interação entre os participantes, Frei Mayko encerrou a aula magna agradecendo, de modo especial, a disponibilidade de Dom Ricardo e a presença de todos os demais. Frei Mayko expôs as comunicações importantes para o andamento do semestre e desejou a todos um ano acadêmico proveitoso.

     No último sábado (02), na Paróquia São Marcos e São Lucas, na Ceilândia (DF), aconteceu a Ordenação Diaconal do Frei Carlos Eduardo Gonçalves (OFMConv.). A ordenação aconteceu sob a imposição de mãos de Dom Denilson Geraldo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

     Estiveram presentes Frei Gilberto de Jesus Rodrigues (OFMConv.), Ministro Provincial; Frei Amilton Leandro Gomes do Nascimento (OFMConv.), vigário provincial; os conselheiros provinciais, Frei Emanuel Afonso da Silva (OFMConv.), Frei Henrique de Sousa Mendonça (OFMConv.), Frei Casimiro Cieslik (OFMConv.) e ainda Frei José Roberto de Carvalho (OFMConv.). Também estiveram presentes diversos confrades sacerdotes, irmãos religiosos e os estudantes das casas de formação.

     Nossas orações pelo desempenho da nova missão do Frei Carlos Eduardo.

Segue abaixo a programação completa dos eventos que acontecerão ao longo do ano em comemoração aos 50 anos da nossa Província.

Quarta, 28 Fevereiro 2024 12:35

Retiro Provincial Franciscano 2024

     Aconteceu entre os dias 26/02 e 1/3 o Retiro da Província São Maximiliano Maria Kolbe.

     A prática do Retiro Provincial segue a determinação das Constituições 46,1, que exige que anualmente os Frades Conventuais façam ao menos cinco dias de retiro comunitário.
     Estiveram presente 33 frades na Casa de Retiro Cor Jesu km11 -DF. O Pregador do Retiro foi Frei Moacir Casa Grande (OFMCap), Provincial dos Frades Franciscanos Capuchinhos do Centro Oeste. As reflexões direcionaram a vida fraterna, a espiritualidade Franciscana etc.

     Rezemos pelos confrades , suas vocações e perseverança.

Sexta, 23 Fevereiro 2024 14:01

Comissão do Ano Jubilar

     No dia 18 de fevereiro, a Comissão dos 50 anos da Província se reuniu para planejar o Jubileu de 50 anos da Província. Estiveram presentes na Cúria Provincial, junto com o Frei Gilberto de Jesus, Ministro Provincial o Frei Fernando, Frei Jose Nazareno e Frei Hoslan para organização das datas das viagens e planejamento de todo o ano jubilar.

Sexta, 23 Fevereiro 2024 13:41

Reunião da Comissão de Formação Inicial

     Aconteceu ontem (22) a primeira reunião da Comissão de Formação Inicial. Estiveram presentes os formadores e vice-formadores das Casas de Formação da Província São Maximiliano M. Kolbe.
     A reunião foi conduzida pelo Ministro Provincial, Fr. Gilberto de Jesus e tinha por objetivo organizar a vida programática das casas de formação a partir do Diretório de Formação da Província, sob a ótica do ano jubilar Provincial.

     Rezemos pela fidelidade e doação de nossos formadores e formandos.

Página 1 de 56

Artigos

Ver todos os artigos
© 2022 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br