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A sede representa o nosso desejo de saciar-nos em algo maior do que nós. Trata-se do sublime que nos eleva em união com o Transcendente. Todos nós, por mais obscuros que sejamos, somos necessitados de beber nesta fonte que nos plenifica. Viver a procura de água cristalina capaz de matar a nossa sede é, antes de tudo, um percurso de humanização de nós mesmos. A literatura sapiencial fala de inquietude e de repouso em Deus: “Como uma corça suspira pelas correntes das águas, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus” (Sl 42). A alma tem sede de Deus…
Há 800 anos realizava-se o histórico encontro entre São Francisco de Assis e o sultão do Egito, AL-Kamil, um pilar na esteira do diálogo inter-religioso islâmico-cristão. Era o ano de 1219 quando Francisco de Assis, em meio às Cruzadas e ao clima de violência delas decorrente, decidiu dar a sua contribuição para promover a paz com a bênção e permissão do Papa Honório III. Assim, enquanto as duas margens do Mediterrâneo eram marcadas pelo ódio, o “Pobre de Assis” foi a Damietta, a poucos quilômetros de distância do Cairo, para conversar com o Sultão do Egito, Malik al Kamil, fazendo…
O Deus vivo, a quem nós, cristãos, recorremos, não é simplesmente a primeira pessoa divina “Deus-Pai”, sem levar em conta as outras duas: Filho e Espírito Santo. O único Deus é aquele citado pela Bíblia, "Eu Sou!". O Pai gera o Filho e, com Ele, exala o Espírito, comunicando-lhes toda a sua divindade. O pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, fez na manhã desta sexta-feira (14), na Capela Redemptoris Mater no Vaticano, sua segunda meditação de Advento, na presença do Papa e da Cúria Romana. Este ano, o tema das pregações é extraído do Salmo "A minh’alma tem…
As comunidades eclesiais, ao longo do ano litúrgico, fazem memória dos mistérios da salvação e, com isso, somos repletos da graça santificante de Deus (cf. SC, n.102). O ano litúrgico é, de fato, um “pedagogo” que conduz nossas comunidades para “beber do manancial da salvação” (Is 12,3). Assim, estamos no início de um ano litúrgico e a liturgia chama esse precioso tempo de Advento. O termo “Advento” (adventus, em latim) significa “vinda”, “chegada”. É uma palavra de origem pagã que indicava a vinda anual de uma divindade ao templo. Passando o termo para o uso cristão, o usamos para nomear…
Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo…

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